4 de fevereiro de 2010

 

O que é veganismo?

"Veganismo é a parte prática dos direitos animais, é deixar de usar os animais em todas as instâncias, incluindo a alimentação, tornando-se vegetariano, isto é, deixando de comer carne, ovos, leite e derivados, além de mel e corantes animais. Porém, o vegano não se restringe apenas à alimentação, e boicota também produtos testados em animais, eventos nos quais sáo usados animais, como rodeios, vaquejadas, corridas com animais e circos com animais.

É uma manifestação do princípio da abolição na vida do indivíduos, sem esperar por mudanças sociais ou nas leis, a partir do reconhecimento de que os animais não-humanos possuem valor inerente. É por isso que, ao envolver princípios morais e políticos, torna-se a mais importante forma de ação individual para uma mudança significativa. Ser vegana é uma ação simples, diária e contínua, porém pouco divulgada e esclarecida no Brasil.

O veganismo é uma grande ferramenta de mudança da escravidão animal persistente e generalizada, e só depende de você. Ser vegano e divulgar o veganismo às outras pessoas é essencial. Essa mudança de paradigma – e somente ela – poderá abrir caminhos para um cenário de libertação animal plena e completa. Não devemos depender da escravidão animal, de usar seres que são capazes de sentir dor como se fossem objetos, que podem ser comercializados e se tornarem nossa propriedade. Esse ciclo precisa ser interrompido agora, na prática."

fonte: http://www.rotulagemvegana.com/o-que-e-veganismo/
leia também: http://www.gato-negro.org/content/view/60/48/

por Henrique Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário