6 de maio de 2010

Quantos litros de água você consome?

Por Henrique Cruz

Um comentário:

  1. Prezados (as) Senhores (as)
    Trabalho com corantes naturais já há mais de 30 anos, notadamente os derivados do urucum. Participei do 1 Simpósio de Corantes Naturais, realizado no anfiteatro da USP, promovido pelo Instituto Adolfo Lutz, que era presidido na ocasião pela Dr. Walkiria H.Lara, com supervisão do Dr. Germinio Nazario, onde tive a oportunidade de dar palestra sobre corantes de Urucum. Participava também a Roche produtora do beta caroteno sintético considerado pela legislação brasileira como IDÊNTICO AO NATURAL, era dona do mercado de massas alimentícias e outros, e aos poucos o urucum e cúrcuma, substituiu o famoso beta caroteno sintético, com grandes vantagens.
    Trabalhei na indústria Firace, durante 16 anos e após abri a empresa Corantec, e hoje estamos formando outra indústria na Bahia, que é a Bcen Corantes e Extratos Naturais Ltda.

    Fizemos um desenvolvimento na Empresa, visando a coloração interna e externa da salsicha e para nossa surpresa, fomos informados que não seria possível tal coloração, pois poderia mascarar o produto (salsicha), pois teria a coloração da carne com corante especial de urucum com ph neutro.
    Ora usa-se o corante de urucum em massas alimentícias (onde mesmo com a adição de ovos a cor amarelada não é pronunciada, atuando dessa forma como um coadjuvante de tecnologia) usado também em margarinas, queijos, snacks e outros alimentos e em muitos casos substituindo o beta caroteno sintético
    O uso de nosso produto (pasta de urucum) iria acelerar inclusive a produção de salsichas, pois evitar-se-ia 2 etapas finas a saber:
    1- tingimento
    2- banho de fixação e neutralização do ph (normalmente alto)

    No entanto usa-se internamente o corante carmim, que é bastante combatido por sua origem de extração insetos dessecados (vale salientar que o corante é elaborado dentro de normas legais de produção), mas o que nos causa mais espanto que tem a coloração da carne???, Muito mais acentuada que o próprio urucum.
    Gostaríamos se possível v pronunciamento a respeito, e se realmente esse corante especial não poderá ser usado para os fins que foram criados. Inclusive em relação a preços o de urucum muito mais em conta do que o carmim que inclusive já em falta, e importamos tal produto

    Estamos consultando a Anvisa para podermos utilizar nosso produto externa e internamente

    Vale ainda salientar que desenvolvemos também, corantes de urucum para tingimento externo, trata-se de um liquido pastoso, que ao se diluir 1 litro para 60 litros de água proporciona uma excelente coloração externa da salsicha, e ao mesmo tempo reduz sensivelmente o espaço

    ResponderExcluir