25 de setembro de 2010

Crueldade com urubus, protesto, pixação e agressões ocorreram na Bienal

Idealizada pelo artista plástico paulistano Nuno Ramos, a instalação batizada de "Bandeira branca", e exposta na Bienal, é composta por três grandes esculturas em formas geométricas, que lembram grandes túmulos.  

As peças são cercadas por uma tela de proteção e no alto de cada uma delas, há poleiros que se parecem com chaminés, de onde os urubus saem e onde devem permanecer até 12 de dezembro. 

O confinamento em nome da arte vem irritando internautas e grupos de defensores dos animais que, desde a noite de terça-feira - quando a Bienal abriu pela primeira vez para convidados - lançaram um abaixo-assinado contra a presença da obra na exposição.

Urubus confinados na instalação 'Bandeira branca', de Nuno Ramos, montanda no prédio da Bienal de SP 
Urubus confinados na instalação 'Bandeira branca'.
(Foto: Daigo Oliva/G1)


Ontem (25/09), pessoas vestidas de preto protestaram e exibiram cartazes pedindo liberdade aos urubus.


Manifestantes acabam sendo confundidos como parte da obra de arte de Nuno Ramos. Foto: Ravi Santana/Especial para Terra
Foto: Ravi Santana/Especial para Terra

Protesto é tido como parte da instalação e alvo de fotos do público visitante.




Após o protesto, a polêmica obra de Nuno Ramos, foi invadida por pichadores.

 Foto: Filipe Araujo/AE

Por volta das 18h20, um grupo de 30 pichadores invadiu a instalação Bandeira Branca, de Nuno Ramos, e pichou a frase "liberte os urubu (sic)". Houve confronto entre os seguranças e os manifestantes.    


  Um rapaz cortou com estilete a rede que protegia o trabalho do artista e com spray branco escreveu a inscrição em uma das grandes esculturas negras da instalação. A inscrição faz menção direta às três aves que compõem a obra.
O ocorrido causou tumulto no pavilhão, com cenas de agressão protagonizadas tanto pelo corpo de seguranças da mostra quanto de pessoas que estavam no local. A polícia chegou e em meio a protestos, gritos e apitos, levou um casal preso para o 36.º DP. De lá, os dois suspeitos de pichar a instalação iriam para o Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania, no centro da cidade.

Ambientalistas e representantes de associações protetoras de animais pediram a retirada da obra alegando que as aves estavam sendo maltratadas, mas a direção da Bienal negou as acusações e manteve a instalação. "Estou chocado e profundamente triste", disse, hoje, Nuno Ramos. "Há muito tempo não via algo assim." 

A confusão fez o evento fechar antes do programado, às 19h. A rede de proteção já foi reparada e os dizeres serão limpos.

A opinião de Nuno Ramos sobre o assunto

gravou sua conversa com uma protetora dos animais (Talita Flávia) que estava na delegacia registrando o boletim de ocorrência; pois elas foram agredidas.
Clique aqui para escutar a conversa.

Observação: Em nota divulgada à imprensa, os organizadores da 29ª Bienal confirmaram que "o autor da obra possui todas as licenças exigidas pelos órgãos de preservação ambiental para o uso desses animais" e ressaltaram "que a independência curatorial e a liberdade de criação, dentro dos contornos estabelecidos pela lei, são valores fundamentais da entidade".


Fontes: Terra    G1   G1   Estadão    

Por Nathália Mota

3 comentários:

  1. Gente chata! Os urubus estão bem, querem saber de maus tratos? Dêem uma olhada nisso: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/804491-operador-de-metro-em-sp-diz-ter-de-ignorar-cao-para-evitar-atrasos.shtml
    Chega desta falsa polêmica que vai transformar a bienal que traz arte e política na bienal dos urubus. Apóio a permanência dos urubus na bienal.

    ResponderExcluir
  2. E eu apóio que o "anônimo" que postou a favor da permanência dos bichos lá entre para a cena, fantasiado de jegue, e lá fique até o final da mostra, entre os túmulos da instalação...(só para dar uma forcinha em nome da "arte")...

    outro anônimo

    ResponderExcluir
  3. Acho essa "obra" desnecessaria. O cara queria chamar atenção e conseguiu.

    Prova que o "artista" não tem talendo suficiente pra fazer um trabalho serio e sem fuder com os animais que nada tem a ver com a gracinha deles.

    Bienal né...

    ResponderExcluir