17 de outubro de 2011

Todas as espécies compartilham o direito à liberdade


Por Doris Lin, do About.com
Tradução por Vanessa Perez (da Redação)
Foto: Reprodução
Um editorial da ‘The Scientific American’, intitulado “Ban Chimp Testing” (Eliminem os testes em chimpanzés), apoiou a Great Ape Protection and Cost Savings Act (H.R.1513 and S.810), que, de acordo com a The Humane Society of the United States, consistiria em eliminar o uso de chimpanzés em pesquisas invasivas nos Estados Unidos, retirar aproximadamente 500 chimpanzés sob custódia federal e entregá-los, permanentemente, para um santuário, fazendo valer a decisão do National Institutes of Health em acabar com a procriação destes animais.
O editorial da ‘The Scientific American’ focou em como os chimpanzés são similares aos humanos e o quanto eles sofrem em laboratórios: “Chimpanzés e humanos reagem aos traumas de uma maneira parecida que não deveria ser uma surpresa. Chimpanzés são os nossos parentes mais próximos e dividem conosco sentimentos e capacidade de emoções como medo, ansiedade, luto e raiva.”
Tudo isso pode ser verdade, mas outras espécies também não compartilham os sentimentos como medo, ansiedade, luto e raiva? Mais importante que isso, as outras espécies não sofrem em laboratórios?
Eu sou totalmente a favor de acabar com a vivissecção em chimpanzés, mas não porque os chimpanzés são especiais ou porque eles são tão parecidos conosco, mas porque eles são sencientes. Se houvesse uma lei proibindo experimentos em ratos, pássaros ou peixes, eu iria apoiar.
O editorial também discute os valores dúbios em experimentos em chimpanzés, mas, novamente, isso é irrelevante do ponto de vista dos direitos animais. Mesmo que os resultados de tais pesquisas tenham sido úteis para humanos, a vivissecção não pode ser justificada
Por Janaína Camoleze

Nenhum comentário:

Postar um comentário