8 de novembro de 2011

Cavalo morre durante competição na Itália


Por Natalia Cesana (da Redação)
Foto: Reprodução/Lastampa
O fim trágico do cavalo Hickstead, de 15 anos, ocorreu neste domingo (6), durante a quarta etapa da Copa Mundial de Saltos a Obstáculos de Verona, na Itália, segundo informações do jornal Lastampa.
Em vez de obedecer aos comandos de Lamaze e sair do campo de competições, o cavalo começou a cambalear, dar passos desconcertados até que tombou para a esquerda e derrubou um dos obstáculos. O público, que aplaudia o animal de pé depois de uma apresentação considerada perfeita, calou de repente.
Hickstead, entre tremores convulsivos e penosos relinchos, começou a se debater chutando o ar. As tentativas de auxílio por parte dos funcionários e veterinários em serviço foram inúteis.
Para todos ficou claro que o animal estava condenado, provavelmente por um aneurisma, causa não rara para cavalos que são explorados como atletas para o entretenimento humano.
Os atendentes da pista rapidamente circundaram o animal, àquele momento já sem vida, com lonas azuis, enquanto uma lúgubre van branca entrava no campo de areia para levar o corpo.
Foi decidido suspender imediatamente a corrida, um fato sem precedentes na história da Copa do Mundo. Ao público presente foi pedido um minuto de silêncio em honra à memória de Hickstead.
Os veterinários que tentaram sem sucesso reanimar o animal optaram por não se pronunciar sobre a causa da morte, que deverá aparecer, no entanto, no exame de necrópsia previsto para acontecer nos próximos dias.
Hickstead nasceu na Holanda e seu apelido era “Messi dos obstáculos”, por sua grande habilidade adquirida por meio dos longos e exaustivos períodos de treinamento.
Por Janaína Camoleze

Nenhum comentário:

Postar um comentário