13 de junho de 2012

A linguiça e o porco


Você já assistiu a ‘pegadinha’ feita pelo SBT sobre a linguiça?

Clique AQUI para assistir!


O vídeo apresenta um “conteúdo altamente educativo e (in)formativo”. A maioria dos onívoros ao comer carne não faz ligação entre o produto e o animal, mas ao vê-lo sendo ‘morto’ a situação muda.

Já ouvi em diversas ocasiões pessoas afirmando que não conseguiriam comer uma carne se visse a morte daquele animal. Para elas, existe uma separação do que é consumido e da sua origem. O programa analisado ilustra bem esse fato.

Mesmo não sendo o objetivo do SBT mostrar como funciona a produção de linguiça de suínos ou a reeducar a sociedade, a emissora apresentou o assunto de forma bem criativa. É interessante observar o estilo do programa em que foi veiculado o vídeo e o público a quem ele é destinado. Os programas de auditório têm a finalidade, basicamente, de entreter o público; sua origem remete ao picadeiro dos circos. Entretanto, estes programas, embora não tenham essa finalidade, também informam. As pessoas recebem as informações de maneira mais receptiva nos programas de entretenimento, pois estão se divertindo, relaxando em frente ao televisor (falo detalhadamente sobre os gêneros televisivos na minha monografia que você pode conferir neste link http://josielesouza.blogspot.com/2011/01/tv-e-os-animais-monografia-disponivel.html)

Um simples quadro de programa de auditório conseguiu mostrar, de forma bem humorada, uma realidade muito cruel. Porém, não é possível chegar a conclusão de que quem assistiu o vídeo mudou sua relação com animais. Ainda há muito caminho pela frente. Acredito, entretanto, que esse simples vídeo atingiu muito mais pessoas e repercutiu o tema do que a maioria filmes produzidos para esta finalidade.

Fonte
Por Nathalia Mota

Nenhum comentário:

Postar um comentário