4 de agosto de 2012

Temos que incomodar os acomodados! E quando nós estamos acomodados?


    
     Muitos ativistas acreditam que ser vegano (ou até mesmo proto-vegetariano) é o fim do caminho. Ledo engano. Mudar nossos hábitos de alimentação, vestimenta, entretenimento e consumo é o início da contribuição no movimento dos direitos animais. Quantos atualmente no momento das refeições se servem, comem e saem tranquilos da mesa, mas ja nem se lembram mais porque não se alimentam de animais, estão completamente acomodados e psicologicamente letárgicos.
Eu não tenho tempo agora.




     Essa é a frase mais ouvida no nosso cotidiano, inclusive no movimento de libertação animal. Ter tempo para algo significa priorizar algo. Tomemos um exemplo: toda pessoa obesa sabe que o correto é fazer exercícios regularmente para não desenvolver muitas doenças dentre elas, as do coração. Mesmo assim, muitas delas alegam que não tem tempo. Quando o infarto chega (e ele quase sempre chega) arruma-se tempo para se exercitar, pois passa a ser prioridade à essa pessoa.
     Precisamos nos despertar, ter tempo (= dar prioridade) àqueles que nos comoveram com sua causa, pois as atrocidades continuam a acontecer!
     Como Fernando Fontenla coloca, "[...] precisamos nos levantar, nós precisamos irritar, nós precisamos agitar, nós precisamos dar espaço aos instintos revolucionários dos nossos companheiros. Nós precisamos parar de tentar ser discretos e cautelosos e começar a ativamente estimular desejos revolucionários." 
     Há uns 5 ou 6 anos atrás quantos veganos você conhecia? bem menos que hoje, tenho certeza, esse número só tem aumentado graças a inquetação e o real ativismo de muitos multiplicadores dos direitos animais. Esse movimento pode crescer ainda mais. Como? se você se mexer!!! Ter compaixão não resolve o problema, pros animais o que importa é o que você faz, e não o que você sente.
     Saia da zona de conforto, nade contra a maré. Podemos fazer muito e de diversas maneiras, a internet é uma arma poderosissima seja um ativista virtual, mas faça algo.


A frase é simples e todo mundo ja ouviu, mas muitos ainda não a compreenderam:


"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons. Martin Luther King" 



Por Willian Santos


Leia o texto: Precisamos revolucionar as massas
por Fernando Fontenla.

Um comentário:

  1. mais irritante do q eu sou?

    um amigo já me chamou de ´obcecada´... rs

    depois me mandou um e-mail com as possíveis raças de cães q ele gostaria de ter (comprar).

    ResponderExcluir